Excesso de peso ligado às mudanças no cérebro que podem estar relacionadas à memória, emoções e apetite

O excesso de peso aparece relacionado à redução dos níveis de uma molécula que reflete a saúde das células cerebrais no hipocampo, uma parte do cérebro envolvida na memória, aprendizado e emoções, e, provavelmente, também envolvida no controle do apetite, é o que relata um estudo realizado por pesquisadores da SUNY Downstate Medical Center e outras instituições cujos resultados foram publicados em Neuroimage: Clínical.

 

 

 

Continue Lendo →

28. outubro 2014 por admin
Deixe um comentário

Nutrientes Para O Cérebro De Crianças

Crianças em idade escolar precisam ter um “cérebro bem nutrido” para lidar com as demandas de trabalho da escola, o que requer memória, concentração, atenção e função cognitiva. Uma criança que não cumpre essas expectativas acaba ficando submetida a um desempenho escolar inferior. O que pode significar a diferença na obtenção de um desempenho escolar melhor é o tipo de nutrientes que elas tomam diariamente.

 

 

Continue Lendo →

24. outubro 2014 por admin
Deixe um comentário

Estudo sugere que beber café descafeinado ou normal pode ser bom para o fígado

 

Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, relata que beber café pode beneficiar a saúde do fígado. Os resultados do estudo publicado na revista Hepatology, um jornal da Associação Americana para o Estudo das Doenças do Fígado, mostram que o alto consumo de café, independentemente do teor de cafeína, foi associado a níveis mais baixos de enzimas hepáticas anormais. Isto sugere que os compostos químicos presentes no café (aqui não contando com a cafeína) pode ajudar a proteger o fígado.

Continue Lendo →

24. outubro 2014 por admin
Deixe um comentário

Cientistas e a epidemia de alergias no ocidente

Um em cada três de nós é alérgico. Desde o pólen proveniente de gramíneas ao látex, do amendoim a animais de estimação, alergias levam 20.000 pessoas/ano para hospitais na Inglaterra. 

Continue Lendo →

21. outubro 2014 por admin
Deixe um comentário

Por que nem todos terão Alzheimer?

A ciência está próxima de compreender por que nem todo o mundo desenvolve a doença de Alzheimer à medida que envelhece.

Embora a causa exata da doença de Alzheimer ainda não foi totalmente compreendida, é comum observar o acúmulo de uma proteína chamada beta-amiloide nos neurônios, bem como um emaranhado da proteína tau dentro deles.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da California, em San Diego (EUA), descobriram que uma enzima chamada BACE-1 tem a função de se ligar a uma proteína  denominada “Proteína Precursora da Amiloide” (PPA), quebrá-la em pedaços menores a fim de gerar, justamente, a beta-amiloide. Assim, para os estudiosos, a chave para prevenção das proteínas beta-amiloide é a separação da enzima BACE-1 da PPA. Continue Lendo →

19. agosto 2014 por admin
Deixe um comentário

Por que o ômega 3 é importante para o cérebro?

Consumir óleos com elevado teor de ácidos graxos poli-insaturados (ou gorduras poli-insaturadas), especialmente o ômega 3, é benéfico para a saúde. No entanto, os mecanismos por trás deste fenômeno são pouco conhecidos – ou eram!

Pesquisadores do Instituto de Farmacologia Molecular e Celular, da Universidade Nice Sophia Antipolis, a Unidade de Compartimentação da Dinâmica Celular, o INSERM e a Universidade de Poitiers, investigaram o efeito das gorduras poli-insaturadas quando são integradas nas membranas das células. Continue Lendo →

12. agosto 2014 por admin
Deixe um comentário

Estudo sobre a vitamina D e seu papel no prognóstico do câncer

Uma nova meta-análise divulgada pelo periódico British Medical Journal (BMJ), envolvendo os Estados Unidos e vários países da Europa, investigou a associação da Vitamina D e a mortalidade com atenção à variantes como idade, sexo e estação do ano em diferentes países e contando com a participação de 26.018 adultos de 50 a 79 anos de idade. Continue Lendo →

31. julho 2014 por admin
2 comments

O consumo da alga Chlorella como suplemento demonstra benefícios para o metabolismo de gorduras

A Chlorella foi a primeira alga a ser cultivada para servir como suplemento alimentar no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. Uma excelente fonte de fibras e de carotenoides, demonstra seus benefícios no controle dos níveis de gorduras no sangue.

Seu consumo foi associado com redução significativa nos marcadores-chaves da saúde cardíaca e com o aumento a concentração de carotenoides, de acordo com um estudo duplo-cego, randomizado, placebo-controle, em um estudo publicado em junho de 2014, no Nutrition Journal. Continue Lendo →

14. julho 2014 por admin
Deixe um comentário

Níveis dos hormônios sexuais em mulheres estão diretamente relacionados ao risco das doenças cardíacas

Uma vez que os níveis hormonais durante a transição para a menopausa podem se alterar, a qualidade dos portadores de colesterol em uma mulher decai, deixando-a mais propensas às doenças cardíacas, segundo estudo publicado na Journal of Lipid Research (junho/2014).

“Descobrimos que os níveis mais baixos de estradiol, uma das principais alterações hormonais que marcam a menopausa, estão associados com transportadores de colesterol de baixa qualidade, um dos parâmetros utilizados para prever o risco de doenças cardíacas”, comenta a autora Samar El Khoudary, Ph.D., professora assistente do Departamento de Saúde de Epidemiologia e Saúde Pública, na Universidade de Pittsburgh. “Nossos resultados sugerem que pode haver valor no uso de métodos avançados para avaliar as mudanças na qualidade dos portadores de colesterol, prevenindo os riscos com mudança no estilo de vida ou intervenções necessárias.” Continue Lendo →

07. julho 2014 por admin
Deixe um comentário

Dê um alimento integral ao seu filho, pois os estudos garantem: ele vai aceitar!

Já tentou de tudo para fazer seu filho comer alimentos não-refinados? A simples troca do alimento no dia a dia pode ajudar.

É comum ouvir dos pais que não costuma oferecer determinado alimento ao filho, pois presume que ele não vai gostar. É o caso dos grãos integrais, como arroz, macarrão, aveia, linhaça, pão 100% integral, entre outros. De acordo com o Dietary Guidelines for Americans de 2010, pelo menos metade do consumo total de grãos deve ser de grãos inteiros e os adolescentes são a faixa etária com menor consumo desses alimentos integrais. Mas um novo estudo mostra exatamente o contrário. Se você oferecer às crianças grãos integrais, elas irão comê-los. Continue Lendo →

02. julho 2014 por admin
Deixe um comentário

← Older posts